sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Violência e as Artes Marciais

A Violência e as Artes Marciais.

A violência hoje praticada em áreas urbanas está crescendo muito e chegando a níveis intoleráveis por todos nós.

Não só adultos como também a juventude de hoje está cada vez mais violenta principalmente pelo fato de que vivemos em uma sociedade que constantemente faz apologia a violência como formas de heroísmos e glórias. Essas manifestações de violência chegam até nós de diversas formas tais como: televisão, cinema, desenhos animados, brincadeiras infantis com uso de armas de brinquedo, e outros costumes que invariavelmente incitam atos violentos.

Muitas pessoas temem as artes marciais e seus praticantes porque acham que são eles os responsáveis pela violência neste mundo. Uma vez que eles aprendem técnicas consideradas "mortais" ou "fatais", a mídia acredita que os artistas marciais são violentos e, sem exagero, perigosos.

Então para que servem o uso das artes marciais? - pessoas poderiam perguntar. Servem, antes de tudo, para modificar em tudo na vida de uma pessoa. Até em atividades que não tenham nada a ver com esporte ou movimento, a pessoa apresenta um rendimento e uma criatividade maior. Contribuem também na formação da personalidade da criança inciando os treinamentos juntamente com as atividades escolares.

Além de melhorar a vida de uma pessoa, as artes marciais ajudam o artista marcial a encarar a violência como um mal que pode ser combatido e não como uma arma a ser usada. Para que brigar??? Para que machucar ou matar alguém?? O que se ganha com isso??

Sendo assim, nós praticantes de artes marciais não podíamos nos ausentar de tais discussões principalmente pelo fato de as lutas marciais estarem geralmente associadas aos atos de violência praticados por pessoas que se dizem "lutadores"e que na verdade não passam de criminosos comuns.

O problema da violência crescente nos dias de hoje está enraizado na organização familiar e social bem como nos problemas sociais em que vivemos.

Nossos jovens crescem e se educam aprendendo que atos de bravura e heroísmos são sinônimos de violências de diversas formas. O poder da TV nos dias de hoje intensifica ainda mais essa penetração de tais conhecimentos deturpadores dentro de nossas casas.

Nossos governantes ainda mantém uma política de combate a violência centrada em repressão e punições enquanto a idéia mais adequada seria investir muito mais em educação e no controle de informações com conteúdos violentos veiculadas por todos os seguimentos da mídia. Também seria aceitável a melhora considerável das condições de cidadania das pessoas que dessa forma retomariam aquele sentimento de humanidade há tanto perdidos.

O que vemos na maioria dos casos é um explosão de violência juvenil que assusta ainda mais nossas comunidades. Todos os dias assistimos nos noticiários que atos de violência foram cometidos na maioria dos casos por menores infratores.

O problema se agrava ainda mais pelo fato de a legislação que cuida dos direitos e deveres dos menores em nosso país (Estatuto da Criança e do Adolescente) servir de escudo para esses menores praticarem qualquer tipo de ato ilícito.

Essa mesma legislação que protege o menor digno e bom cidadão protege também o menor infrator e em muitos casos assassino também.

Nós, praticantes de Taekwondo há muitos anos, somos mais importantes ainda nesse processo de contenção da violência, utilizando nossos conhecimentos marciais e filosóficos para formar cidadãos dignos e corretos. Na prática do Taekwondo prezamos antes de qualquer coisa a disciplina entre os atletas e incentivamos constantemente o exercício do respeito pelo próximo e a busca do autocontrole. Também desenvolvemos o gosto pela competição por entendermos que dentro dos limites de nossa arte marcial a competição imita em muito a competição da vida. E dessa forma o atleta acaba ficando mais preparado para enfrentar as diversas situações que a vida lhe proporcionará.

Se você quer praticar o Taekwondo, escolha uma academia e um professor que sigam uma doutrina séria e disciplinada, com ênfase na prática filosífica do Taekwondo juntamente com a parte esportiva. Procure sempre indicações de amigo sobre professores e academias devidamente registradas nas federações e confederações oficiais de taekwondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário