domingo, 11 de abril de 2010

Taekwondo WTF é muito mais do que Luta Esportiva

P-> O Taekwondo WTF é só um esporte de competição e seu sistema de ensino está apenas preocupado em desenvolver atletas voltados para a luta?

R-> Não.


Afirmar isso é um equívoco. Com absoluta certeza mais de 90% dos praticantes de Taekwondo Olímpico buscam uma atividade que dê prazer, melhore a saúde física e o equilíbrio emocional, aumente a autoconfiança e, em resumo, resulte numa qualidade de vida melhor para seu praticante.

Portanto, 10% ou menos das pessoas que praticam o Taekwondo, tem o desejo de se tornarem campeões nacionais, panamericanos ou olímpicos. Chegar a conquistar qualquer um destes títulos, inclusive estaduais, diante do elevado nível dos praticantes e do grande número de competidores, é um feito merecedor de glórias.

Quem tem o desejo legítimo de ser um grande campeão olímpico treinando Taekwondo, só poderá alcançá-lo se treinar WTF.

No Taekwondo WTF (olímpico) assim como em outras lutas marciais, são ensinadas técnicas e movimentos que dão aos praticantes maior resistência ao esforço, maior mobilidade e flexibilidade, mais concentração e segurança.

Isso é parte do programa de todas as lutas marciais como Caratê, Judô, Hapkido, Sipalki, Jiu-Jitsu, Aikido e outras. Logicamente cada uma delas tem suas características e todas são ótimas se treinadas adequadamente e com a supervisão de profissionais capacitados.

O que ensina nas aulas de Taekwondo WTF? Um conjunto de conhecimentos que podem ser divididos em cinco grandes grupos: Comportamento, Defesa Pessoal, Quebramento, Luta e Poomsae (movimentos de luta com um adversário imaginário).

No grupo comportamento que é o principal entre todos os demais, professores e mestres buscam fazer que seus alunos tenham atitudes positivas sempre e saibam se portar adequadamente em cada espaço de convívio social seja a família, a escola, o clube ou qualquer outro ambiente. Nesse aspecto frisam a importância da compreensão e do cumprimento das regras de convívio social e de que todos devemos procurar fazer sempre o melhor para nós e para aqueles que nos cercam. Quando fazemos isso, somos campeões.

Isso explica porque muitos pais procuram as lutas marciais para contribuírem na educação de seus filhos. Nas academias que leciono Taekwondo WTF, posso comprovar que, muitas vezes, conseguimos que uma criança e até um adolescente consiga notas melhores na escola ou um comportamento mais respeitoso para com os seus pais, depois de uma simples conversa com nossos alunos. Portanto deixamos claro que existem regras e limites e devemos saber como atendê-las.

O outro grupo importante de aprendizado dentro do Taekwondo WTF é o que desenvolve o lado real da defesa pessoal. Um praticante de Taekwondo é ensinado primeiro a evitar situação de risco ou conflito. Quando isso é inevitável deve ter a condição mínima de não ser agredido e, quando não houver outra saída, defender-se da melhor forma possível, imobilizando ou, se preciso, até se antecipando ao ataque do agressor.
Se muitos alunos entram nas academias de lutas marciais querendo aprender a bater e alguns tendo já um histórico de violência, notamos que os taekwondistas, assim como outros lutadores, são os que menos brigam e, normalmente, são citados como pessoas exemplares.

O Kiopa ou quebramento é utilizado como forma de testar na prática a técnica e a destreza do aluno. É fundamental para desenvolver precisão nos movimentos, força, equilíbrio emocional e melhorar a auto-estima do praticante. As crianças são as que mais gostam dessas aulas especiais de quebramento e as que mais participam das competições dessa categoria (Kiopa).

A luta (kiorugui) é a parte do Taekwondo WTF que mais chama atenção do público e da mídia. No Brasil isso se deve em muito a exposição de resultados conseguidos por atletas como Natália Falavigna, Diogo Silva, Hussein Tarabain entre muitos outros.

As regras de competição de luta de faixas pretas, juvenis ou adultos, permitem chutes no tronco e cabeça, além de socos no tronco. Os golpes precisam ser potentes e podem levar a um nocaute, fato que raramente ocorre devido ao uso de protetores adequados. É bem possível que depois de uma partida de futebol com 22 jogadores haja mais contundidos que depois de uma competição com duzentos lutadores de Taekwondo.

Os mestres dizem que na execução do Poomsae (chama-se kata no caratê) é possível verificar a qualidade técnica do taekwondista. No Poomsae são avaliados: movimentos, força, postura, harmonia etc. O interesse pelo treino dessas técnicas tem crescido de forma fantástica e um vencedor nessa categoria é tão importante quanto um ganhador numa competição de luta ou de quebramento (kiopa).

Portanto, ao praticar Taekwondo WTF, você pode optar por treinar mais luta, defesa pessoal ou aquilo que lhe interessar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário