segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atividade Física e Imunidade

por Dr. Gilbert S. Soo Bang

O sistema imune é o responsável pelas defesas do nosso organismo. Sabe-se que há interferência da atividade física sobre a qualidade da resposta imunológica, porém por mecanismos ainda não esclarecidos.

Sabe-se que há participação de hormônios como cortisol e catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) além de glutamina, por exemplo, alterando a quantidade e proporção das células de defesa.

Dezesseis atletas da seleção de Taiwan foram acompanhados desde um mês antes de determinada competição até o período pós-competição. Observou-se que o aumento da intensidade dos treinos ao longo do tempo até a competição bem como a redução de peso tinham relação com a queda da imunidade e aumento do índice de infecção das vias aéreas (como resfriado, gripe, amidalite, sinusite).

Alguns estudos mostram que o período de maior risco de se contrair uma infecção após exercício vai de seis horas até 72 horas após a sessão de treino.

Desta forma, pode-se sugerir que a intensidade do treino seja menor nos três dias que antecedem a competição diminuindo o risco de infecção. Não só por isso, mas também para permitir que o organismo recupere as reservas energéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário