sábado, 2 de julho de 2011

A importante relação da atividade física e a pessoa com Síndrome de Down

A importante relação da atividade física e a pessoa com Síndrome de Down

Pessoas com deficiência, principalmente os portadores da síndrome de Down, tendem a se tornar sedentários, além de possuírem uma tendência natural a uma compulsão alimentar desenvolvendo problemas como obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos, hipertensão e doenças cardíacas.

Por isso, especialistas afirmam ser fundamental que os portadores da síndrome sejam estimulados desde criança à prática regular de alguma atividade física.

Os exercícios mais indicados para quem tem esta necessidade especial são a caminhada, a corrida, a natação, andar de bicicleta, a dança e outras atividades que a própria pessoa considere como algo saudável para o bem estar fisco e principalmente cognitivo.

São atividades que podem ser feitas sem grandes dificuldades por estas pessoas e vão ajudar a uma melhora da condição corpórea, prevenindo doenças provocadas por uma vida sedentária e ajudando a melhorar a auto-estima e o equilíbrio emocional dos portadores da síndrome de Down.

A realização de atividades motoras, além de exercer papel preponderantemente no seu desenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as suas funções psíquicas.

Além disso, é interessante que eles participem de atividades em grupo, pois auxiliam na socialização, na melhora o equilíbrio emocional e também ajudam prevenir doenças congênitas que por acaso venham a atingir estes indivíduos.

Não há sombra de dúvida de que os indivíduos com Down respondem positivamente aos programas de atividade motora. Esses benefícios envolvem desde a sua aptidão física e saúde, até a própria qualidade da execução motora.

A atividade física deve ser considerada como um nível de grande importância para o desenvolvimento físico e mental dos deficientes e da conseqüente necessidade de exercícios.

-
Fonte: Site Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário