sábado, 2 de julho de 2011

Colesterol

O colesterol é um dos tipos mais importantes de gordura do nosso organismo. Ele está presente em todas as partes do corpo, pois é elemento integrante das células. Além disso, é fundamental na produção de algumas substancias das quais o correto funcionamento do organismo dependem: os sais biliares, que agem na digestão dos alimentos; a vitamina D, importante na absorção do cálcio; e alguns hormônios denominados esteróides.

O colesterol é transportado no sangue por “pacotes” chamados lipoproteínas. Há diversos tipos de lipoproteínas. Uma delas é o HDL (lipoproteína de alta densidade), também chamada de bom colesterol. Já o LDL (lipoproteína de baixa densidade) é o mau colesterol, que pode se depositar nas artérias, aumentando o risco de doenças vasculares. É justamente quando o LDL está elevado que se diz que uma pessoa tem “colesterol alto” ou hipercolesterolemia.

Temido causador de problemas nos vasos sanguíneos, o LDL é um grande vilão para a nossa saúde. Hoje, sabe-se que os danos causados por ele atingem igualmente homens e mulheres e seus níveis podem se encontrar alterados já na adolescência. A boa noticia é que uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e a busca de boas orientações para otimizar a qualidade de vida são medidas fundamentais para prevenir esse mal.

POR QUE É PREJUDICIAL?

O colesterol é encontrado nos alimentos (ovos, carnes, leite e seus derivados) e absorvido pelo nosso corpo. Porém, a maior parte do colesterol que dosamos no sangue é produzida pelo fígado.

Há diversas alterações no seu metabolismo que resultam no excesso e depósito nas paredes das artérias.

CONSEQUENCIAS:

Na medida em que o colesterol se deposita nas paredes das artérias, diminui o espaço para a passagem do sangue e, com o tempo, algumas delas podem ficar totalmente obstruídas. Com isso, ocorre, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio ou a isquemia cerebral, conhecida como derrame.

Para não chegar a esse ponto, o individuo deve procurar a orientação médica precocemente, pois a elevação do colesterol não costuma provocar desconforto até que a situação esteja bastante grave.

TRIGLICÉRIDES:

As triglicérides são um tipo de gordura existente no organismo que se deposita na camada gordurosa que reveste o corpo. Ele é produzido, principalmente, a partir dos alimentos ricos em gorduras e hidratos de carbono (açucares). Os triglicérides elevados podem contribuir para aumentar a taxa de LDL.

QUANDO COMEÇAR A CONTROLAR O COLESTEROL?

O ideal é começar a dosá-lo aos 20 anos de idade, repetindo o exame a cada cinco anos se os resultados estiverem normais. Quem tem parentes de primeiro grau com hipercolesterolemia – sobretudo pai e mãe – deve verificar seus níveis mais precocemente e, em algumas situações, até mesmo na infância.

COMO É FEITO O EXAME PARA MEDIR O NIVEL DE COLESTEROL?

É fundamental o jejum de, no mínimo, 12 horas para realizar o perfil lipidico, que mede o colesterol total, suas frações (HDL e LDL) e o triglicérides. Como a álcool altera a taxa de triglicérides, recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas nos três dias que antecedem a coleta de sangue para evitar um resultado falsamente alto.

As sociedade de Cardiologia Norte-americana e Brasileira recomendam os seguintes níveis de colesterol total para indivíduos adultos:
• Desejável: menor que 200 mg/dL;
• Limítrofe: de 200 a 239 mg/dL
• Elevado: maior ou igual a 240 mg/dl.

PREVENÇÃO:

Antes de comprar um produto para sua dieta, leia o rótulo e evite aqueles que tem gorduras saturadas (que podem aparecer com o nome de gordura trans). Para o consumo de leite e derivados, opte pelos desnatados ou light. Quem fuma, deve rever urgentemente esse hábito, já que o cigarro agrava intensamente os efeitos danosos do colesterol.
É fundamental fazer exercícios físicos regulares e ter uma alimentação saudável. Prefira as carnes brancas (grelhadas e sem pele) e consuma frutas, verduras, legumes e cereais (em especial o farelo de aveia), pois esses alimentos contêm fibras que ajudam a reduzir o colesterol ou diminuem sua absorção pelo intestino.

PESO ADEQUADO TAMBÉM PARA A PREVENÇÃO?

Ter um peso considerado adequado é um dos fatores que ajudam no controle da hipercolesterolemia, embora os indivíduos magros também possam apresenta-la.
Os indivíduos adultos podem identificar se seu peso está adequado usando o índice de massa corporal (IMC).

Além do calculo do IMS, cabe ressaltar que também é importante estimar a composição do peso. Quando há excesso de gordura corporal, o risco para o desenvolvimento de hipercolesterolemia é maior. Os métodos mais comuns para a estimativa da gordura corporal são a avaliação das dobras cutâneas, a bioimpendanciometria e a densitometria para a composição corporal.

MUDANÇAS DE HÁBITOS:

• Fracionar a alimentação ao longo do dia: consumi-la em volumes menores e em maior número de refeições;
• Aumentar o consumo de fibras: verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas;
• Incluir oleaginosas (nozes e amêndoas) como parte do padrão alimentar;
• Reduzir o consumo de carnes gordas. Prefira os pescados;
• Controlar o consumo de ovo, frituras e café expresso;
• Evitar a manteiga e os queijos amarelos, e substituir por margarina e queijos magros;
• Não fumar;
• Incluir atividade física na rotina.

E SE O COLESTEROL NÃO BAIXAR MESMO COM TODOS ESSES CUIDADOS?

Seu médico vai avaliar os resultados obtidos, reforçar a adequação de seus hábitos e, então, decidir sobre a necessidade do uso de medicamentos para reduzir o colesterol.

-
Fonte: Fleury – Medicina e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário