sábado, 9 de abril de 2011

Pedro Ivo, capitão do exército em entrevista exclusiva ao site TaeKwonDoNEWS

Pedro Ivo, capitão do exército brasileiro e diretor técnico da modalidade TaeKwonDo nas Forças Armadas, em entrevista exclusiva ao TaeKwonDoNEWS, fala sobre a equipe militar e as expectativas de resultados.


TKDNews - Sabemos que a equipe militar vem crescendo muito, já que contratou os principais atletas do país, algo que resultou no inédito resultado no Mundial Militar do ano passado. Antes de mais nada, como está sendo a preparação da equipe militar para os Jogos Militares que ocorrerão em julho no Rio?

Primeiramente fizemos uma bateria de exames médicos e físicos. De acordo com os mais variados resultados tivemos que personalizar os treinamentos. Procuramos estabelecer um calendário que o atleta tenha um pico (competição) com um mínimo de 6 semanas de recuperação/treinamento. Por todo o ano de 2010 agimos desta forma, mas este ano está sendo difícil, pois com as mudanças de datas dos abertos internacionais tanto nós como a CBTKD ficamos de mão atadas e existem muitas competições decisivas ao longo de 2011.


TKDNews - Como analisa essa grande contratação de atletas pelas Forças Armadas?

Acho ótimo! Pode ser encarado como um "patrocínio" para o atleta, mas na verdade é uma oportunidade de conciliarmos uma estrutura logística militar com o alto rendimento das confederações. Marinha, Exército e Aeronáutica modernizaram seus centros de treinamento colocando o que existe de mais moderno em tecnologia e mão de obra especializada. É um legado visando cooperar na obtenção de medalhas em 2016. Temos como auxiliar as diversas confederações naquilo que for necessário. Hoje podemos afirmar que o Taekwondo ganhou 3 novos grandes centros de excelência e convidamos a todos virem conhecer.


TKDNews – Os cortes de gastos assinado pelo novo governo pode ter alguma influência nessa preparação?

Já tiveram. Tivemos que cancelar nossa viagem para o aberto da Espanha em virtude desse corte. Foi uma pena, pois era a única competição que usaria o colete Daedo antes do Mundial Militar. Porém todo o material de treinos já havíamos comprado e não sofremos tanto.


TKDNews - Já se tem alguma equipe ou nomes que já estão certos para a participação nesses Jogos? Qual será o critério de escolha dos atletas?

Temos sim, aqueles que foram ouro ou prata no último mundial já entram como cabeças de chave aqui no Rio de Janeiro e não participam do sorteio. Isso nos dá alguma vantagem. Os Nomes são Kátia Arakaki, Aparecida Santana e Márcio Wenceslau.


TKDNews - Muitos atletas da elite do taekwondo mundial, são militares. Como pensa que será o nível dos Jogos Militares?Alguns nomes conhecidos?

Acredito que vai ser elevado sim. Itália, Alemanha, Coréia, China, Irã, França e Turquia são países que a maioria de seus atletas militares são também de suas seleções olímpicas. Molfetta e Sarmiento da Itália, Daniel Manz e Helena Fromm da Alemanha, Epangue da França e Dennis da Holanda estão confirmados no evento. A partir do dia 16 de abril teremos a relação de todos os países inscritos e um maior detalhamento dos atletas que virão.


TKDNews - Como espera ser os resultados da equipe brasileira?

Esperamos estar entre os 3 primeiros no geral. É ousado falarmos isso, muitos países virão com suas equipes completas, mas este é o nosso objetivo.


TKDNews - Ouve-se muita especulação de que os atletas serão dispensados após o evento em julho. Isso seria verdade ou existe um plano mais longo para os mesmos?

Como falei no início, a empreitada é para 2016, mas claro que tudo vai depender dos resultados de 2011. Temos que lembrar que a verba é pública, logo deve ser justificada a sua utilização. Se os resultados forem ruins não teremos como justificar aos nossos comandantes e governantes a continuidade do projeto.


TKDNews - Capitão Pedro Ivo, muito obrigado pela oportunidade dessa entrevista. Queremos deseja boa sorte nessa empreitada aos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro.

Obrigado ao TaeKwonDo News pela oportunidade e sempre que precisarem de informações podem contar conosco. Estamos à disposição.

FONTE:
Entrevista Exclusiva para o site TaeKwonDoNEWS.
http://taekwondonews.com.br/index.php?mostrar=noticiacompleta&id=401ff534da

Nenhum comentário:

Postar um comentário