quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comitê Britânico e Brasileiro assinam acordo de cooperação

Comitê Britânico e Brasileiro assinam acordo de cooperação

O Comitê Olímpico Brasileiro oficializou nesta terça em Londres dois contratos com autoridades britânicas visando os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016. O primeiro acordo firmado estabelece uma parceria entre a entidade e a British Olympic Association, associação da Grã-Bretanha equivalente ao COB.

O documento assinado prevê a troca de experiências e instalações esportivas entre os dois países. Está previsto ainda o intercâmbio de atletas e técnicos de acordo com as necessidades de desenvolvimento das equipes britânicas e brasileiras em diversas modalidades.

"No caso deles, há uma carência de aprimoramento do vôlei de praia. Por isso, os britânicos querem o apoio técnico do Brasil nesse sentido. E nós, certamente, podemos fornecer esse conhecimento", afirmou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Já o lado brasileiro terá inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento, uma vez que a Grã-Bretanha é uma das grandes potencias olímpicas do mundo. "Daqui (Inglaterra) para lá é muito fácil, é só olhar o quadro de medalhas deles. Ciclismo e boxe são alguns bons exemplos de esportes que eles conhecem muito melhor que a gente", disse o dirigente.

Marcus Vinícius ainda destacou a possibilidade de compartilhar locais de treinamento durante grandes competições já a partir de 2011. "Vai ser um benefício nosso a priori devido a os jogos do ano que vem, mas eles também estão pensando daqui a cinco anos, quando será a vez do Rio", completou.

Ainda nessa terça, foi oficializado o contrato de aluguel do centro esportivo Crystal Palace. O complexo será utilizado com exclusividade para preparação e treinamento do Time Brasil durante 35 dias entre julho e agosto de 2012, seguindo modelo adotado há anos por potências olímpicas como EUA e Alemanha.

O acordo foi assinado pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito de Londres, Boris Johnson, já que o Crystal Palace é uma instalação pública. O COB não divulgou o valor do contrato. No entanto, prometeu apresentar a cifra dentro de alguns dias no Rio de Janeiro.


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário