domingo, 27 de março de 2011

Hidrate-se No Verão

Com a chegada do verão aumentamos a nossa visita a praias, piscinas e também a prática de esportes ao ar livre. Tomar sol e se exercitar nesse período traz uma sensação de bem estar e nos deixa com a aparência mais saudável, além de ser benéfico para a nossa saúde. Porém, a alta temperatura e a atividade física fazem nosso corpo perder mais líquido; assim a nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais torna-se bem maior.

Além da obrigatoriedade do uso de um protetor solar, que protege a pele de queimaduras e do risco de câncer, a hidratação constante é fundamental para equilibrar a perda de líquidos decorrente dos exercícios e da temperatura elevada.

A água é um componente essencial em nosso organismo e exerce papel primordial na regulação da temperatura do nosso corpo. Em um adulto jovem, cerca de 50 a 70% da composição do peso corporal é de água distribuída dentro e fora das células e líquidos orgânicos, incluindo o sangue.

Para que possamos compensar as perdas fisiológicas de água, ou seja, gasto no metabolismo, transpiração, respiração e eliminação nas fezes e urina, devemos consumir ao menos 2 litros diariamente. Quando praticamos atividade física a perda de água é diretamente proporcional à intensidade do exercício. Por isso, a ingestão de líquidos deve ser aumentada.

A desidratação prejudica o desempenho atlético tanto nos esportes intensos quanto nos de longa duração. Dependendo da intensidade dessa desidratação, outros sintomas podem se manifestar, entre eles fraqueza, boca seca, taquicardia, tonturas, dor de cabeça, náusea, vômitos, cãibras, perda de elasticidade da pele, queda de rendimento esportivo, confusão mental, danos irreversíveis aos órgãos internos e até a morte.

Quem pratica algum tipo de exercício deve começar a hidratação antes mesmo de iniciar a atividade física (meio litro de água 2 horas antes do exercício) e, sem dúvida, durante a prática, para repor a perda de água que ocorre através do suor.
E não são só os atletas de alta performance que devem ter cuidados com a alimentação e hidratação. Ter hábitos saudáveis deve ser uma preocupação constante, além da manutenção e acompanhamento de em geral por profissionais.

FONTE: Revista Hebraica (FEV. 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário