terça-feira, 22 de março de 2011

Formas - POOMSE

Muitas artes orientais como Judô, Kundo, Hapkido, Tangsoodo, etc. tem em comum um sufixo DO denotando ser uma arte marcial; em sentido filosófico ou como uma doutrina de vida. Em contrapartida algumas artes coreanas adotam a palavra SOOL em seus nomes, com o sentido literal de técnica física (trabalho apenas do corpo), em contrapartida do DO, técnica espiritual (trabalho com a mente) treinando o cérebro para lutar e não apenas o corpo.

Destarte, nasce então a idéia marcial. Mas marcialidade sem disciplina é infundada. Segundo o GM Kyong Myong Lee, o treinamento marcial do Poomse é tão ou mais importante que os treinamentos de quebramento (kyokpa) ou até mesmo de lutas (kyeorugi). Não devemos nos ater que o TAEKWONDO é essencialmente luta de contato corporal direto, o que se vende atualmente. O TAEKWONDO tem muito mais a ser passado. Se não houver base, não haverá um bom lutador. Isto se aplica a qualquer arte. E neste cenário que introduzimos a idéia de formas – ou Poomse.

Trato desta idéia como a fundação (base) de um edifício. Você não a vê, mas ela esta lá, sustentando o edifício (dando a base) para que este de mantenha ereto, equilibrado.

As técnicas de um treino de TAEKWONDO empregam as pernas e mãos como base, aliados ao emprego da filosofia HAN (coreana) concentrada em cada “pum” ou movimento em que cada uma destas técnicas implica simbolicamente na tripla essência, como: céu, terra e natureza humana.

A série de Poomse Teaguk (de Jang 1 a Jang 8) são divididas em GUB´s para praticantes iniciais, e seguidas sucessivamente pelos Poomses Koryo, Kungang, Taebeak, Pyeongwon, Sipjin, Jitae, Cheongwon, Hansu e por ultimo Ilyeo, que são as divisões para DAN´s, ou faixas-pretas. Todos os Poomses contêm as cores tradicionais coreanas. Esta é uma forma didática de incentivar os treinos.

Lao-Tse afirmou: o ser humano aprende com a terra, a terra com o céu e o céu com o DO, e o DO com a própria natureza que o representa. Assim, as técnicas básicas do TAEKWONDO (terra) seguem os princípios dos movimentos (céu), estes por sua vez seguem leis das linhas de execução dos Poomses - tegramas. Este é seu o principio filosófico.

Este principio também pode ser explicado como o principio da arte de se defender. Que pode ser tanto uma defesa ativa (com ataques) ou passiva (como esquiva). Você executa os movimentos variados de ataque (chutes, socos, batidas, perfurações, pegadas, torções, etc.) e defesa, nas quatro direções cardeais principais, em três alturas (baixo, médio e alto) contra um adversário imaginário.

Isto quer dizer que todas as técnicas contidas nos Poomses adotam princípios do Hi-Ki que funcionam como a arte da autodefesa com movimentos ofensivos e defensivos. Harmonicamente com a variação do Hi e do Ki, um movimento ou técnica perfaz-se rápido ou devagar, forte ou suave, alto ou baixo, entrando em perfeita ordem com o universo - princípios do taoísmo, em que tudo flui, tudo continua, tudo é forca da natureza.

Ainda do ponto de vista filosófico, todos os movimentos dos Poomses contêm a idéia do samgeuk - céu, terra e natureza humana ou ser humano. Cada movimento segue os princípios da filosofia HAN, porque se aplica a princípios dinâmicos da phisys, ou natureza, que é perfeita, a exemplos o circulo, o quadrado, o triangulo, ponto, linha, plano, que são símbolos geométricos encontrados na natureza e aplicados nos movimentos básicos do TAEKWONDO.

Todos os Poomses foram desenhados para representar seus respectivos nomes e suas linhas (TEGRAMAS), e simbolizam as estrutura cósmica, e em realidade sua prática envolve a sinergia entre corpo e mente em perfeita ordem e harmonia com o universo. No entanto é preciso praticar sempre, repetidas vezes despertando a consciência da execução de cada movimento; ater-se a cada detalhe, desde a respiração até a velocidade de sua execução, mantendo-se em unido com o universo.

A prática do TAEKWONDO visa um corpo e mente sã. Ao praticarmos os Poomses, devemos fazê-lo buscando entender seus princípios técnicos e filosóficos, com vontade, determinação, consciência aberta, pois caso contrário, será para o praticante apenas a forma de fazer alguns socos e chutes aleatoriamente no ar, desestimulando-o ao treino.

----------------
Autor do Artigo: Ricardo Capozzi

Fontes:

Taekwondo – Philosophy and Culture – GM Kyong Myong Lee

Taekwondo – Arte MArcial e Cultura – Roberto Cardia

Taekwondo Textbook – Korea Kukkiwon 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário