terça-feira, 12 de outubro de 2010

CBTKD – Afastamento do Presidente e Diretores da Entidade na Mídia

CBTKD – Afastamento do Presidente e Diretores da Entidade na Mídia

Confederação Brasileira de Taekwondo afasta presidente e investiga irregularidades
Responsável por uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o taekwondo brasileiro está passando por um momento de crise. Na última semana, o presidente da confederação brasileira da modalidade, Jung Roul Kim, foi afastado por uma assembleia extraordinária das federações estaduais acusado de gestão temerária.

“Convocamos a assembleia, conforme determinação das federações, por conta de uma suspeita de algumas irregularidades”, explicou o presidente em exercício, Carlos Fernandes, ao UOL Esporte. “Os presidentes dos estados assumiram a frente da reunião e decidiram pelo afastamento por 90 dias para que fosse feita uma sindicância.”

Agora, a Confederação Brasileira de Taekwondo está passando por uma investigação interna que tem prazo máximo de 90 dias para ser concluído. Segundo o atual mandatário, dificilmente Jung Roul Kim voltará ao cargo. “Logo na assembleia já foram apresentados documentos, muitas provas. Ele teve direto de defesa, mas mesmo assim houve o afastamento.”

“A situação dele está muito complicada. Vai ter de se explicar muito. No dia da reunião, já tínhamos conhecimento de algumas coisas, mas agora estamos descobrindo muitas outra, principalmente depois que pegamos os computadores. A auditoria esta cuidando disso e está caminhando muito bem”, completou.

Carlos Fernandes não quis revelar o teor das irregularidades, para não atrapalhar as investigações, mas acredita que a sindicância deverá ser concluída em até 30 dias. Depois disso, uma nova assembleia será convocada para decidir o futuro de Kim, que foi procurado pela reportagem do UOL Esporte, mas não atendeu o telefone.

Se o mandatário for afastado definitivamente, Fernandes, como vice-presidente eleito, será efetivado no cargo e concluirá o mandato, que começou apenas em 2009 e vai até março de 2013, quando acontecerá uma nova eleição geral na entidade.


Fonte: UOL Esportes

--------------------------------

Presidente da Confederação de Taekwondo é afastado do cargo

Em assembléia com membros de 25 federações do país, realizada na última semana, a diretoria da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) resolveu iniciar uma auditoria interna e afastar o presidente Jung Roul Kim por suspeita de fraude e irregularidades no comando da entidade. Além do sul-coreano, que foi vice-presidente por 20 anos e assumiu o novo cargo há um ano e meio, outros dois membros da diretoria foram afastados: o diretor financeiro, Nilber de Souza, e o diretor técnico, Flavio Bang.

Kim terá 90 dias para armar sua defesa e apresentá-la em uma nova assembleia. Carlos Fernandes, atual presidente em exercício, no entanto, não acredita no retorno do sul-coreano. Segundo ele, a auditoria já conseguiu reunir documentos suficientes para comprovar irregularidades da gestão.

- Foram apresentados documentos, duplicatas e recibos que mostram um superfaturamento. Na verdade, confesso que não posso falar muito sobre isso, para não atrapalhar a auditoria. Mas as irregularidades foram apuradas e por isso foi pedido o afastamento, para que não atrapalhe. Contratamos uma empresa que já está fazendo a auditoria. Bloqueamos os computadores, já assumimos. Já temos documentos suficientes. Quando apresentamos na assembleia, já tínhamos provas das irregularidades, que eram várias. Tanto que foi uma votação unânime – disse Fernandes, que ocupava o cargo de vice-presidente.

Esta é a primeira vez que um brasileiro assume a presidência da confederação, antes sempre comandada por sul-coreanos. Fernandes garante que o caso não prejudicará federações ou atletas.

- Eu não vou deixar. Pelo contrário, vai melhorar. Já seguramos os possíveis parceiros, patrocinadores. Está tudo sob controle. Já conversamos com todos, inclusive com o COB, e está tudo andando bem.

De acordo com o presidente em exercício, foram os membros das federações, insatisfeitos com a gestão de Kim, que solicitaram a assembleia. Segundo o estatuto da modalidade, o vice-presidente assume o cargo automaticamente caso o presidente o deixe antes do fim do mandato. As próximas eleições estão previstas para março de 2013.


Fonte: Globo Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário