terça-feira, 17 de agosto de 2010

Avaliação física: saiba como anda a sua equipe

Avaliação física: saiba como anda a sua equipe.

[ por Gilson Brun ]


Você sabe como a sua equipe chegou ao fim do ano em relação à preparação física?
Que parâmetros você utiliza para averiguar se o seu treinamento deu certo? Você se baseia somente nas vitórias ou faz um acompanhamento periódico?
Existem dados do desenvolvimento físico dos seus atletas neste ano que está acabando para que possa analisar os resultados que obteve?

MEDIDA OU AVALIAÇÃO?

Segundo Mathews (1980), medida é o principal meio para se obter informação. Tanto numa situação complexa como numa situação simples, a medida fornece através de processos precisos dados quantitativos que exprimem as qualidades que se deseja medir.
Já a avaliação implica julgamento, estimativa, classificação e é um processo pelo qual, com base nas medidas, pode-se exprimir e comparar critérios. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho adotado.

MONTANDO A BATERIA DE TESTES

Antes de montar a bateria de testes que vamos aplicar em nossa equipe, devemos responder a uma simples pergunta: O que vamos medir? Quais são as valências físicas importantes no nosso esporte?

Devemos também levar em consideração alguns aspectos referentes aos testes:
Padronização - O teste deverá ter instruções claras e precisas para que qualquer pessoa possa aplicá-lo sem problemas.

Confiabilidade ou fidedignidade - Refere-se à consistência da medição de qualquer teste dado. Ou seja, se num teste feito com um grupo de pessoas obtemos determinado resultado, devemos chegar a esse mesmo resultado se o teste for repetido com esse grupo em outra ocasião. Subentende-se, naturalmente, que nesse meio tempo não se fez nada que causasse no grupo qualquer alteração qualitativa em relação ao fator a ser medido.

Validade - O teste deve medir o que é destinado a medir.
Objetividade - O teste deve produzir resultados consistentes mesmo quando aplicado por pessoas diferentes.

Viabilidade - O teste deve ser prático, atendendo à disponibilidade de local e material.

Normas - O teste deve fornecer meios de comparação, como escalas, médias, desvios-padrão, etc.

A ESCOLHA DOS TESTES

Geralmente, o propósito de realizar testes é obter informações quantitativas que possam propiciar uma avaliação do desempenho de cada atleta após determinado período de tempo e também comparações entre os atletas.
Os testes caracterizam-se pela realização de uma tarefa, conduzida em um ambiente que procura simular situações capazes de solicitar predominantemente determinada capacidade.

Testes que envolvem resistência cardiorrespiratória

A resistência cardiorrespiratória é a capacidade do organismo humano de suprir aerobicamente o trabalho muscular, associada à capacidade dos tecidos de utilizar o oxigênio na sustentação do esforço físico intenso e de duração mais ou menos prolongada, em que a energia necessária para a realização desse exercício provém principalmente do metabolismo oxidativo.

Qualquer teste idealizado para solicitar progressivamente maior gasto energético e que exija um esforço físico por um tempo suficientemente longo deverá produzir informações quanto à resistência cardiorrespiratória. Contudo, ao se admitir que a resistência cardiorrespiratória deverá refletir a capacidade do indivíduo em transportar oxigênio associada à sua utilização em nível muscular, tem-se de levar em conta que seus índices variam, dependendo do tipo de atividade que provocou o esforço físico e os grupos musculares envolvidos.

Exemplos de testes que medem a resistência cardiorrespiratória:
1. Teste de 12 minutos ou de Cooper
2. Teste dos 2.400 metros
3. Teste da caminhada de 1.600 metros
4. Teste de Astrand
5. Teste de Harvard
6. Teste de Balke

Como nos testes de resistência cardiorrespiratória o atleta pode atingir esforço máximo, é importante que ele seja antes submetido a um exame médico para avaliar sua condição de saúde em função do esforço que lhe será exigido.

Testes que envolvem força/resistência muscular

Se definirmos força como o nível máximo de tensão que pode ser produzido por um grupo muscular e resistência muscular como a capacidade desse mesmo grupo em manter os níveis máximos de força por determinado período de tempo, as tarefas para a avaliação dessas capacidades serão semelhantes, mas com ênfases diferentes.
A força muscular é, das valências físicas, uma das mais importantes, pois é ela indispensável na realização de qualquer tipo de movimento, do mais elementar ao mais complexo. Já a resistência muscular localizada (R.M.L.) é muito importante para a manutenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O Teste de Peso Máximo (T.P.M.), também chamado de Teste de Repetição Máxima, (1.R.M.) é o mais conhecido (e discutido) para se medir a força.

Podemos medir a R.M.L. de três formas, dependendo da variável a ser observada:
a) Fixa-se o tempo e mede-se o número de repetições executadas nesse tempo.
b) Fixa-se o número de repetições e controla-se o tempo necessário para executá-las.
c) Conta-se o número máximo de repetições executadas até a exaustão, de forma contínua.

Como exemplos temos:
1. Apoio de Frente sobre o Solo (Flexão de Braço)
2. Teste de Abdominal
3. Puxada na Barra Fixa
4. Suspensão na Barra Fixa


Testes que envolvem flexibilidade

Entende-se como flexibilidade a capacidade de uma articulação realizar movimentos de uma posição em extensão para uma de flexão e vice-versa, medindo-se o grau de amplitude de movimento dessa articulação.

A flexibilidade pode ser medida de três formas:
a. Medida angular - Mede-se a flexibilidade por meio de instrumentos específicos, como o goniômetro e o flexômetro, que nos fornecem os valores em graus. Contudo, ao utilizarmos esses aparelhos não podemos ignorar o aparecimento de alguns problemas metodológicos que podem prejudicar a medição.
b. Medida linear - Com trenas metálicas ou réguas, mede-se a flexibilidade pela distância de um ponto do corpo a um ponto de referência. O melhor exemplo para sabermos a medida linear é o teste de "sentar e alcançar", de Wells, também conhecido como Teste do Banco de Wells.
c. Medida admensional - Mede-se a flexibilidade através de valores dados às observações feitas pelo avaliador sobre as amplitudes dos movimentos realizados. Um dos testes utilizado é o Flexiteste de Pavel e Gil.


Testes que envolvem velocidade

Entende-se velocidade como a capacidade de realizar movimentos sucessivos e rápidos, de um mesmo padrão, no menor tempo possível. A avaliação da velocidade tem provocado alguns questionamentos, pois tem uma grande relação com testes que evidenciam outras capacidades, como a potência e a agilidade.

Existem dois tipos de velocidade:
a. Velocidade de reação - É a capacidade que o indivíduo tem de responder a um estímulo o mais rápido possível. Para medir esse tipo de velocidade, existe, por exemplo, o teste da régua.
b. Velocidade de deslocamento - É a capacidade que o indivíduo tem de se deslocar de um ponto a outro no menor tempo possível. O teste que utilizamos para medir esse tipo de velocidade é o da corrida de 50 metros. Cabe ressaltar aqui que ele deve ser adaptado a cada modalidade desportiva. Por exemplo: a distância a ser percorrida pode ser de 20 metros.


Testes que envolvem potência

A potência é a capacidade de realizar um esforço máximo no menor tempo possível. Também denominada algumas vezes de força explosiva, representa a relação entre o índice de força apresentado por uma pessoa e a velocidade com que ela realiza o movimento.
Normalmente, a potência é aferida através de um único movimento. Entretanto, podemos medi-la através do número de repetições que o indivíduo consegue realizar em um tempo muito reduzido (de 5 a 10 segundos, no máximo).

Exemplos de testes para medir a potência:
1. Sargent Jump Test ou Teste de Impulsão Vertical
2. Arremesso de Medicine-Ball
3. Salto Longitudinal ou Teste de Impulsão Horizontal


Testes que envolvem agilidade

Agilidade é a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido.
A força, a velocidade e a flexibilidade são alguns dos fatores que influenciam na agilidade.

Exemplos de testes que medem a agilidade:
1. Teste Shuttle Run
2. Teste da Sinuosa
3. Teste das 3 Faixas


Depois dessa coletânea de testes, resta a você, treinador, marcar no seu planejamento uma data específica para fazer a primeira avaliação e depois, periodicamente, as reavaliações. Os dados servirão para você analisar se o seu treinamento está indo bem ou não.

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